segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dicionário de Scrapbook


Boa tarde, pessoal.
Já faz um tempinho que eu queria colocar algumas definições importantes que utilizamos no scrapbook, Encontrei no blog Scrap-Si um dicionário legal, bem completo. Espero que curtam.

Dicionário de Scrapbook
A
Accents: Enfeite colocado nas páginas para adicionar detalhes ou dar um toque personalizado. Ele pode ser feito de qualquer material: papel, metal, adesivo, tecido, madeira, couro, fibras etc.
Acetato: Folha fabricada em plástico ácido que, com o decorrer do tempo, causa a deterioração e o desbotamento de fotos, papéis e documentos.
Ácido (acid) / Acidez: substância química que faz com que o papel e a fotografia se deteriorem com o tempo. Não recomendado para a arte de scrapbooking, porém muito fácil de encontrar nos materiais utilizados.
Acid-free: Os produtos que contém esta especificação em sua embalagem são os mais recomendados na prática do Scrapbooking. Isto indica que o produto não contém acidez (ph 7 ou maior), que é a grande vilã do mundo da fotografia. Quando o produto é acid-free, significa que ele não deixará as fotos amareladas, manchadas ou desbotadas com o passar do tempo.
Acid migration: é a transferência de acidez de um produto para outro, através do contato físico ou da emissão de vapores ácidos.
Acrilic Paint: Tinta acrílica utilizada para pintar papel, madeira, metais e diversos elementos na elaboração de um layout ou página de Scrapbook.
Adesivos / Adhesives: Colas, adesivos e fitas adesivas diversas.
Adesivo não permanente: adesivo que pode ser descolado sem causar danos. O mesmo que "reversible adhesive".
Aging: Processo utilizado para dar aspecto ou efeito envelhecido aos papéis e demais elementos utilizados para compor uma página.
Álbum: local para colocação de páginas de scrapbooking. Podem ser de diversos tamanhos e modelos.
Álbum ABC: Álbum onde são usadas as letras do abecedário, também chamadas de Monogramas para iniciar uma frase ou compor uma palavra avulsa.
Álbum Decorado: Princípio básico do Scrapbook. Como o próprio nome diz, o Álbum Decorado é composto por fotos, elementos decorativos, textos, anotações e detalhes que indicam determinado acontecimento.
Álbum com Espiral: Álbum encadernado com arame ou material plástico em formato de espiral.
Álbum Temático: Álbum elaborado para um tema específico como, por exemplo, os álbuns de casamento, aniversários, nascimento etc.
Alcalino: Substâncias alcalinas possuem solução nutritiva com alto nível de pH, superior a 7.0. Produtos alcalinos são utilizados para neutralizar a acidez.
Altered books: técnica especial onde se usam livros antigos como base para o scrapbooking, ao invés de papel.
Aplique: colocação de pedaços de tecido para formar um desenho específico.
Archival: Termo que descreve um produto ou técnica usada na preservação de objetos, fotografias, lembranças e outros itens.
Archival Mist: Spray composto por substância que elimina a acidez do papel.
Archival Quality: Qualidade atribuída aos materiais que passam por análises químicas para determinar que seu pH encontra-se dentro dos níveis de segurança aceitáveis indicando que a qualidade do produto é adequada para o arquivamento e a preservação.
Artist Trading Cards (ATC): São cartõezinhos medindo aproximadamente 6,5 cm X 9 cm, criados para serem trocados entre outras pessoas. Eles podem ser usados como acessórios na composição de páginas, álbuns etc.
Awl: Ferramenta pontuda que serve para fazer furos em couro e outros materiais.
B
Background paper: Papel que é usado de fundo, como base de uma página, álbum, tags etc.
Bazzil: marca americana de papéis, que produz cardstock de várias cores e espessuras, e que é praticamente sinônimo de papel liso para scrapbooking nos EUA.
Beads: Miçangas, letras pequenas, canutilhos e/ou cristais, usados com enfeite.
Bleach Pen: Caneta composta por água sanitária e utilizada para descolorir papéis e tecidos.
Blending Pencil: Ferramenta em formato de lápis utilizada na mistura das cores dos lápis de cores, criando diferentes nuance e tons.
Boleador: Ferramenta parecida com uma caneta, mas sem tinta e com a ponta arredonda utilizada para fazer relevo no papel.
Border / Borda: É todo o contorno que margeia uma página e que pode ser enfeitado de diversas formas.
Brads / Pins / Bailarinas: São aqueles elementos em formato de colchetes usados para fixar ou enfeitar. Eles têm cabeças em diversos formatos, cores e tamanhos. O mais comum são aqueles com cabeça arredondada e dois pinos em baixo que são introduzidos em um buraco muito pequeno no papel e abertos cada um para um lado no verso do papel. Normalmente utilizados para decorar e unir papéis.
Brag book: Pequeno álbum de fotografias. Alguns são temáticos.
Brayer: Rolinho de papel ou borracha que faz conjunto com uma almofada de carimbo para criar backgrounds, cartões, enfeites, etc. É também utilizado para "dissolver" bolhas de ar da superfície coladas com papel. É usado também para fazer listras, xadrez etc. auxiliando na elaboração de trabalhos exclusivos.
Buffered: É aquele produto que segura e retém a acidez dos materiais, pois tem grau de acidez negativo, isto é, ele detém a acidez dos materiais.
Buttons / Botões: Botões de várias cores e formatos. Alguns já vêm com a linha entrelaçada em seus orifícios. Existem também os botões adesivos que imitam os de verdade.
C
Calligraphy: letra manuscrita, rebuscada.
Caneta Teste de pH: Instrumento em formato de caneta utilizado para testar a acidez do papel e para saber se este é alcalino ou se possui pH neutro.
Caneta-Gel: Encontrada em várias cores, a caneta-gel é utilizada para escrever, dar acabamento, decorar etc.
Cantoneiras: material utilizado para fixar fotos em álbuns de fotografia. Pequenos pedaços de papel são encaixados nos cantos das fotos e fixados no álbum. A foto fica encaixada, eliminando a necessidade de usar adesivo em sua fixação na página.
Cardstock: Papel liso geralmente usado como base em páginas de scrapbooking, cartões ou outros projetos. O cardstock pode ser encontrado em diversas cores e gramaturas.
Carretilha: Ferramenta que possui uma espécie de rodinha serrilhada na ponta, usada para marcar o local de corte.
Cerâmica Plástica (Polymer Clay): Massa à base de acrílico, usada para produzir peças de bijuteria e outros enfeites. Conhecida também nas marcas FIMO e SCULPEY.
Chalk: Técnica que deixa a página com efeito de sombra, envelhecimento, iluminação ou sujeira. Este efeito é feito através de pasta colorida ou giz pastel. Veja também "Giz Pastel".
Chalking: Arte de usar chalks para enriquecer e valorizar as páginas de scrapbook.
Circle Journal: Álbum que vai sendo feito por um grupo de pessoas enquanto circula entre elas. Cada pessoa faz uma página, a partir de um tema pré-definido ou não. No final, o álbum retorna para a pessoa que o iniciou. É comum ser feitos vários ao mesmo tempo, cada um lançado por uma pessoa do grupo, para que, no final, cada membro tenha seu exemplar.
Circle-cutter: Cortador que corta o papel em círculos de tamanhos variados.
Clip Art: Figuras, pequenas imagens ou desenhos que podem ser utilizados para enfeitar páginas do SCRAPBOOKING.
Clothespins: Mini-prendedor de roupas utilizado para pendurar e decorar tags, fotos, enfeites, letras, fitas etc.
CK Creating Keepsakes (tradução literal: Criando Recordações): Conhecida e renomada revista americana voltada ao universo do Scrapbooking. Pode ser encontrada no mercado brasileiro específico ou encomendada diretamente no site da editora: (www.creatingkeepsakes.com).
CK OK (Creating Keepsakes Okay): Selo de aprovação de qualidade encontrado nos produtos para SCRAPBOOKING. Este selo é certificado pela Creating Keepsakes, renomada revista americana.
CKU: Creating Keepsakes University. Grande evento realizado pela Creating Keepsakes onde são realizados muitos cursos, lançamentos de novos produtos etc. A CKU é itinerante, ou seja, é realizada em várias cidades dos Estados Unidos e em algumas outras de outros países.
Clikit: Ferramenta para ilhós que dispensa o uso do martelo. Funciona sob pressão e pode ser usada para fazer o furo e posteriormente fixar o ilhós na página.
Collage: Composição artística feita da colagem de diferentes materiais como tecidos, papéis e outros materiais.
Colluzzle: Marca de gabaritos feitos para cortar figuras com um estilete e um tapete de espuma especial.
Color Blocking: Técnica parecida com o mosaico, também conhecida como Bloco de Cores, que utiliza blocos de papéis coloridos ou fotos para compor um layout de SCRAPBOOKING.
Color wheel: Circulo cromático utilizado para a escolha das cores que irão compor um layout.
Colorplus: Papel não acid-free, disponível em várias cores e texturas no Brasil. É usado principalmente na confecção de cartões artesanais e confecção de álbuns de fotografia dado seu preço mais acessível.
Confete: Também chamado de "punch", são aquelas figuras de papel em vários formatos, feitas com os furadores de papel.
Cores Análogas: Qualquer cor que esteja próxima de outra no círculo cromático.
Cores Complementares: Cor que é diretamente oposta à outra no círculo cromático.
Corner-Edger Scissors: Tesouras específicas para cortar cantos. Cada par destas tesouras podem criar quatro tipos de cantos.
Corrugated paper: Papel grosso, ondulado, disponível em várias cores.
Crop: Ato de cortar ou dar formas a uma foto.
Crop day/Crop night: Confraternização ou encontro entre pessoas para trocarem idéias, sugestões ou, simplesmente, fazerem SCRAPBOOKING.
Cropping: Arte de cortar ou enfeitar fotografias, de modo a dar enfoque às partes principais.
Crumpling: Ato de amassar, enrugar ou dobrar o papel para criar uma textura.
Cutting Mat ou Placa de Corte: Base utilizada para fazer cortes retos no papel, com marcações em centímetros ou milímetros para facilitar as medições e proteger a mesa de trabalho.
Customizar: Modificar ou decorar deixando com aparência própria e exclusiva.
D
Dauber: Pequena carimbeira usada para "untar" parcial ou totalmente a estampa dos carimbos.
Dauber Duo: Carimbeira dupla em formato de aplicador, com tintas de diferentes cores em cada uma das duas extremidades.
Deacidification / Desacidificação: É o procedimento usado para aumentar o pH do papel através da neutralização de ácidos para potencializar sua conservação.
Deacidification Spray: Spray neutralizador de ácidos utilizado em diversos tipos de papéis.
Decalque: Também chamado de Rub-on ou Transfer.
Decorative-edged scissors: Tesouras com fios decorativos diversos, utilizadas para enfeitar as bordas de papéis e outros elementos.
Design: É a maneira como são dispostos os papéis e elementos numa página ou layout.
Designer: Profissional que desenha ou cria as estampas dos papéis e outros elementos. Esta denominação também é conferida, no Scrapbooking, aos profissionais que elaboram o design de uma página ou projeto.
Die Cut Machine: Equipamento utilizado para cortar os chamados Die Cuts.
Die Cuts / Die Cuts Designs: Figuras de papel pré-cortadas em diversos formatos e tamanhos.
Die Ink: Carimbeira ou almofada de tinta para carimbo. É encontrada em diversas cores.
Dingbats: Fontes de computador compostas por desenhos, figuras ou mesmo fotos vetorizadas. Estas fontes podem ser utilizadas ao digitar-se, pelo teclado. Cada letra do teclado equivale a uma figura.
Distressed paper: Papel amassado, gasto ou envelhecido, com a ajuda de técnicas e materiais especiais como lixa, água, tintas, etc.
Distressing: Processo ou técnica utilizada para dar aspecto envelhecido, desgastado ou "sujinho" aos papéis e outros elementos.
Distress Ink: Processo ou técnica utilizada para dar aspecto envelhecido, desgastado ou "sujinho" aos papéis e outros elementos através de carimbeiras.
Doodle, doodling: Figura,desenho ou rabisco desenhado ou escrito despretensiosamente;arabesco. Tipo de desenhos que caracterizam o estilo Freestyle.
Dye: Produto em pó solúvel em água. Encontrado em diversas cores, ele é utilizado para colorir papéis e outros materiais.
Double-Mount: Fundo ou background feito com dois papéis diferentes para fixar uma fotografia.
Dry-embossing: Relevo seco elaborado através de pressão.
Dymo: rotuladora manual que serve para escrever palavras em relevo para colocar nas páginas de scrapbooking, como enfeite ou no journaling.
E
Edge Brushing: Processo ou técnica utilizada para dar aspecto envelhecido, desgastado ou "sujinho" às bordas de papéis e outros elementos.
Embellishments: São os enfeites que colocamos nas paginas, por exemplo, fitas, tags, laços, etc.
Embossed Stickers: Adesivos com relevo.
Embossing: Processo para dar relevo e profundidade ao papel através de pressão ou calor com pó apropriado para este fim.
Embossing Heat Gun: aquecedor parecido com um secador de cabelos utilizado para derreter o pó de relevo e aderi-lo ao papel. Simultaneamente isto forma uma imagem em relevo.
Embossing Powder: Pó utilizado para relevo a quente.
Estilete: usado para cortar o papel, juntamente com uma régua de metal e uma placa de corte.
Eyelet / Ilhós: Elemento metálico utilizado para fixar e prender papéis e outros enfeites.
Eyelet Punch: Ferramenta utilizada para fazer furos em papéis e em alguns outros elementos. Nesses furos são fixados os ilhós.
Eyelet tools / Eyelet Setter: Ferramentas para fixar ilhós.
F
Fiber: Linhas ou fibras especiais usadas para decorar páginas de SCRAPBOOKING, cartões, tags, etc.
Fine & Chisel Pens: canetas com duas pontas, uma fina para escrita e outra chanfrada para caligrafia ou desenhos.
Fita-banana: fita adesiva dupla-face com espuma no interior, usada para dar destaque a certos elementos da página, elevando-os.
Foam Stamp: Carimbo feito de E.V.A.
Focal Point: Ponto focal. É o ponto de enfoque ou principal atrativo de uma página de SCRAPBOOKING.
Fontes (fonts): tipos de letras de computador.
Freebies: são os materiais disponibilizados para download gratuito. Podem ser kits completos, quick pages ou elementos individuais. Mais usado em scrap digital.
Furador de Papel: Conhecido também como "punch". É a ferramenta utilizada para cortar no papel uma figura decorativa. Muito similar ao furador convencional de papel usado nos escritórios.
G
Gabarito: Também conhecido como "template". É uma régua-molde utilizada para se marcar os contornos dos desenhos. É usado também para marcar os pontos de corte e/ou dobras de alguns elementos. Exemplo: gabarito para mini-envelope.
Genealogia: Estudo que tem por objeto descobrir a origem ou descendência de um indivíduo ou de uma família.
Giz Pastel: Bastonete de pintura opaca e macia utilizado para colorir diversos materiais. Este produto possui grande poder expressivo e pode ser aplicado sobre papel ou tela.
Glass accent: Adesivos transparentes de letras ou figuras com toque envidraçado.
Glass Beads: Vidrilhos.
Ghost-shape: Esse é o nome das figuras feitas com acetato ou transparência que você pode usar nos seus layouts. A tradução literal seria "formas fantasmas". Você pode fazê-las você mesma cortando o acetato com o furador, na sizzix, ou até com o estilete.
Gift álbum: álbum contendo fotos e lembranças, criado especialmente para uma pessoa ou evento (casamento, formatura, aniversário, etc.).
Glitter (brilho): purpurina ou enfeites brilhantes para as páginas de scrapbooking.
Glue Dots: pequenas esferas de adesivos extremamente fortes utilizadas para fixar enfeites como botões e metais às páginas. Algumas podem funcionar como a fita banana, deixando elementos mais altos nas páginas.
H
Hammer / Martelo: Ferramenta usada para fixar os eyelets / ilhóses.
Handmade paper: Papel artesanal ou reciclado, geralmente de aparência desigual e áspera, algumas vezes contendo flores e folhas. É usado para dar uma aparência mais rústica ao layout.
Heading: Cabeçalho ou título da página que explica o tema do layout.
Heat Gun: Ferramenta que emite calor, mas não ar. Este instrumento, muito similar a um secador de cabelos, é usado para aquecer e derreter o pó de embossing. Utilizado na técnica de relevo a quente. Obs.: Este instrumento não sopra vento quente, apenas aquece o local onde é aplicado.
Heritage: Heranças e tradições de família passadas e preservadas de geração em geração.
I
Icicles: Enfeites redondos e transparentes que podem ser pendurados ou afixados em um layout.
Idea Book: Livro de idéias e sugestões para SCRAPBOOKING, geralmente sobre algum tema específico ou sobre como utilizar um produto específico.
Iris Folding: Linda técnica, originária da Holanda, onde pedaços dobrados de papéis, lisos ou decorados, são fixados ou colados para formar uma figura.
J
Journal ou Journaling: Importante complemento de uma página de Scrapbook que descreve detalhe sobre a fotografia através de cabeçalhos, títulos, poemas, canções ou histórias. É o texto que escrevemos sobre as emoções e informações importantes do momento em que as fotos foram tiradas. No journaling é muito importante conter dados como: Onde a foto foi tirada, quando, o que acontecia no momento da foto etc. É provavelmente a parte mais importante do álbum de memórias.
Journaling Templates: Gabaritos de texto com formas variadas (circular, piramidal, coração, estrela) nos quais existe o espaço para se escrever à mão.
L
Layout: Plano ou esboço criado para compor o design de uma página.
Layering: Técnica de sobrepor várias camadas de papéis.
Letter templates: gabaritos de alfabetos. É usado para riscar as letras no papel e depois recortá-las, pintá-las, customizá-las, etc. Normalmente não usados para montar títulos de páginas.
Lignin Free: Papel livre de lígnia que pode conter, no máximo, 1% desta substância.
Lignino, Lígnia ou Lignin: A lígnia é uma substância ácida natural presente na madeira. É um tipo de fibra encontrada em várias plantas e madeiras que servem para dar rigidez e força a estas. A lígnia (presente em papéis e outros produtos) irá, com o passar do tempo, tornar estes materiais ácidos, desbotando-os e enfraquecendo-os. O ideal é que sejam lignin-free.
 LO (layout): é o esboço que mostra a distribuição dos itens da página. Também utilizado para referir-se à página de scrap propriamente dita.
M
MM Memory Makers Magazine (tradução literal: Revista Criadores de Memórias): Conhecida e renomada revista americana voltada ao universo do Scrapbooking. Pode ser encontrada no mercado brasileiro específico ou encomendada diretamente no site da editora: (www.memorymakersmagazine.com)
Mask: Máscara que é usada para dar formas ou para esconder algumas partes da foto ou mesmo de algum papel.
Mat: Moldura ou base colada atrás da fotografia. Podendo estar cortada no mesmo formato. É usada para destacar a foto e separá-la da página de base.
Memorabilia: Certificados, documentos e outros itens que contam uma história. Podem ser também souvenirs de viagens, peças de ocasiões especiais e eventos históricos.
Metais: Existem muitos tipos de peças em metal. Frases, cantoneiras, palavras, letras, números, plaquinhas, molduras, passa-fitas.
Mesh: Uma espécie de tecido sintético, telado, podendo ser encontrado também na versão auto-colante. É usado para decorar as páginas de SCRAPBOOKING e em outros projetos com papel.
Miteintes: Papel artístico da marca Canson. Não contém acidez alta em sua composição.
Modeling Paste: Pasta artística usada para dar relevo em detalhes que enfeitarão os projetos com papel, cartões, marcadores de livros etc.
Monocromia: Qualidade atribuída àquilo que é composto por uma única cor, podendo ou não ter variações de tons.
Montval: Papel artístico da marca Canson, próprio para a técnica de Aquarela.
Mount: Adesivo especial para fotos, embelishments ou outros itens de papel.
Mounting Squares: Um pequeno quadrado de dupla face usado como adesivo para fotos e enfeites.
Mosaico: Técnica de cortar fotos e papéis em pequenos pedaços e montando-as novamente, criando um efeito especial, como os dos grandes mosaicos da História da Arte.
Mulberry Paper: Papel de fibras longas usado especialmente com efeito rasgado. Existem inúmeras variações de texturas, gramaturas e cores.
N
Non-Stick Scissors: Tesoura com lâminas especiais que evitam que cola ou adesivos fiquem presas a ela.
O
Origami: Técnica japonesa de dobraduras em pedaços de papel, formando figuras.
P
PAP: Passo-a-passo ou tutorial.
Page Exchange (troca de páginas): Esquema de trocas em que os participantes são convidados a criar uma página sobre um tema pré-estabelecido para trocar com os outros. Cada um leva cópias suficientes da página original para trocar com todos os outros participantes.
Page Protector: Envelope plástico livre de acidez (polipropileno, polietileno ou poliéster), usado em álbuns, para colocar as páginas de scrapbook e protegê-las das ações externas, no manuseio do álbum.
Paper: Papel ou background.
Paper Clip: Clipe para prender papéis, fotos, etc.
Paper Tearing: Técnica do SCRAPBOOKING onde rasga-se o papel, criando uma textura.
Paint Pens: Canetas cuja ponta se parece com um pincel, e são usadas para colorir e fazer letras ou figuras especiais.
Paper-Piecing: Técnica de montar figuras com pedaços de papel.
Paper Trimmer: Ferramenta para cortar papel. Possui uma lâmina rotativa e seu funcionamento é semelhante ao de uma guilhotina.
Passe-Partout (leia-se 'paspatur'): É uma palavra francesa que siginifica "passe por tudo". Esta expressão, em artes plásticas, também sugere que se "isole a obra do mundo exterior", ou seja, o passe-partout exerce um papel de grande importância em relação à montagem da obra. Este material é produzido normalmente em papel totalmente livre de acidez. Mais do que uma questão simplesmente estética, o passe-partout isola a obra de materiais que não possuem pH neutro, como vidro, madeira, plástico e etc.
Pastel, Giz: Uma espécie de giz usado para desenhar e colorir. Criando efeitos sombreados e envelhecidos.
Pattern Paper: Papel com estampa repetida por toda sua extensão.
PDQ "Pretty Darn Quick Pages": páginas rápidas e fáceis de fazer.
Pen & Pencils: Canetas e lápis de diversos tipos e estilos, com pontas finas, médias e grossas, coloridas, metálicas, com gel etc.
PH Level (nível de pH): ácido: <> 7. Em SCRAPBOOKING é recomendado o uso de materiais com nível de pH neutro. É aceitável materiais alcalinos.
PH Testing Pen (caneta teste de pH): Caneta usada para testar a acidez de papéis. Esta caneta marca com uma determinada cor, dependendo do nível de acidez presente.
Photo Activity Test (P.A.T.): Teste criado pelo American National Standards Institute, para determinar se um produto pode causar danos às fotografias. Se um produto é aprovado pelo teste P.A.T., ele está aprovado para o uso em suas fotos.
Photo Corners: Cantoneiras. Podem ser de papel adesivado usadas para prender as fotos pelos cantos ou proteger as pontas das páginas.
Pick up ou Piercing Tool: ferramenta com uma das extremidades de silicone e a outra pontiaguda. Usada para perfuração.
Pigment Ink: Carimbeira à base de glicerina e de um pigmento que mantém as cores quando em contato com o papel ou outro material. Utilizado na técnica de relevo a quente por possuir secagem demorada.
Placa de corte: Base utilizada para corte de papel. Possui marcações, facilitando o trabalho de medição e protege a mesa de trabalho.
Plaques: Placas em alumínio.
Poliéster, Polietileno e Polipropileno: Espécies de plásticos. São seguros para fotografias.
PVA (Polyvinil Acetate); PVC (Polyvinil Chloride): Material plástico. Envelopes plásticos feitos a partir deste material não são apropriados para o uso em SCRAPBOOKING. As substâncias encontradas neste tipo de material são prejudiciais às fotos e documentos.
PP Plástico de Polipropileno: Este material tem seu uso recomendado em fotos e documentos.
Pocket Page: Uma página de SCRAPBOOK em tamanho reduzido.
Pré-embossed paper: papel que já vem com relevo.
Punch(es) ou Furadores: Em tamanhos mini, pequeno, médio, grande e jumbo. Com diversas formas, figuras, bordas e cantoneiras.
Punch Art: Técnica utilizada com figuras feitas a partir dos furadores decorativos de papel. Unindo estas figuras de diversos formatos, formam-se lindas peças, como flores, bichinhos e muitos outros.
Punchies ou Confetes: Figuras feitas a partir de um furador decorativo de papel.
Puzzle Templates: Modelo com a forma de um quebra-cabeça.
Q
Quilling: Técnica artesanal usando filigranas de papel enroladas em diversas formas e montadas em uma base formando uma linda obra.
Quilt: Técnica similar ao Patchwork, mas feita com retalhos de papel.
Quickutz: Máquina portátil, de uso pessoal, para produzir "die cuts", figuras pré-cortadas.
R
Rasgado: Técnica de textura, muito utilizada no SCRAPBOOKING.
Red Eye Pen: Caneta própria para remover olhos vermelhos de fotografias.
Refilador(a): Ferramenta usada para refilar papel e outros materiais.
Refilo / Refilagem: Corte fino ou aparagem, feito no acabamento no papel, por meio de estilete ou guilhotina, de modo a igualar as bordas das páginas.
Relevo (Emboss): Técnica que dá um efeito 3D. Os mais comuns no SCRAPBOOKING são o relevo seco, feito a partir de uma régua molde, associada a uma ferramenta chamada boleador e uma caixa de luz. E também o relevo a quente, feito com o uso de carimbo, carimbeiras e tintas apropriadas, pó para relevo e um aquecedor (Heat Gun).
Ribbon (Fitas): São fitas de tecido que podem ser lisas, decoradas, bordadas. Produzidas em vários materiais e utilizadas para enfeitar os projetos de SCRAPBOOK.
Roda de Cores: Ver Color Wheel.
Rubber Stamp: Uma espécie de carimbo feito a partir de um material emborrachado.
Rub-on: É também conhecido por Transfer. Existem cartelas com imagens, textos e diversos tipos de letras.
Ruler (Régua): Objeto de metal, utilizado para medir e também como guia para corte de papel com o uso do estilete.
S
Sand paper: Lixa.
Sanding: Ato de lixar para desgastar papel, fotos e outros elementos, dando a eles um aspecto de usado e envelhecido.
Scrap: forma reduzida da palavra Scrapbook, utilizada para referir-se à página montada com fotos, papéis decorativos, enfeites e textos.
SCRAPBOOK: Ao pé da letra quer dizer Álbum de Recortes, porém o significado é bem mais abrangente. Uma página de Scrapbook, além de ser composta por fotos, ela pode conter também journaling, fitas decorativas, enfeites diversos e vários outros elementos a gosto. Enfim, o Scrapbook seria, na verdade, um álbum de memórias decorado nas mais diversas formas e temas.
SCRAPBOOKING: É a arte de preservar memórias através de páginas de Scrapbook.
SCRAPBOOK Digital: São os álbuns de memórias criados de maneira digital, feitos através de programas de computação gráfica como Photoshop, Paint Shop Pro, PhotoPaint e muitos outros, podendo ser impressos e/ou armazenados em CDs/DVDs. Existem milhares de kits digitais no mercado internacional, os quais já vêm completos com os backgrounds (papéis) e muitos elementos.
Scraplift: É um termo usado por scrapbookers que descreve o processo de inspiração em layouts ou projetos de outras pessoas, idéias em revistas, livros, internet e, usá-los em seus próprios projetos. Neste caso, é imprescindível colocar os créditos de direitos autorais do projeto original.
SDU: SCRAPBOOKING Design University. Cursos de SCRAPBOOKING organizado pela EK Success, conceituada empresa americana fabricante de diversos elementos para Scrapbook.
Sépia: tom avermelhado ou marrom utilizado em revelação de fotografias atribuindo-lhe uma aparência mais antiga.
Sewing Tools / Máquinas de costura: Máquina de costura também usada para costurar papel e dar um toque diferente às páginas de Scrapbook.
Serendipity: Técnica onde se cria uma composição colando pedacinhos de papel (retalhos) em um papel de fundo (espécie de mosaico).
Shabby Chic: Estilo onde algumas técnicas como Distressing e Aging são aplicadas para dar um aspecto envelhecido e desgastado às páginas. É a técnica que utiliza papéis enrugados ou amassados.
Shade (sombra ou sombreado): A cor preta adicionada a outra cor para diminuir sua luminosidade.
Shaker Box: Pequeno enfeite em formato de caixinha feita de papel, com uma janelinha transparente que mostra o seu conteúdo. Dentro dessa caixinha podem ser colocados pequenos enfeites e materiais como miçangas, glitter, lantejoulas, pedacinhos de papel colorido etc.
Sizzix: Instrumento usado para cortar figuras e letras em papel, também chamadas de Die Cuts. Veja em www.sizzix.com
Sheet Protectors: Veja em "Page Protectors".
Sketch: É o esboço ou rascunho que criamos antes elaborar uma página. Nele definimos como ficarão dispostos títulos, fotos, journaling, enfeites etc. O mesmo sketch pode se usado como exemplo para diferentes páginas.
Slide Mount ou Slide: Pequena moldura, tipo slide, para sobrepor pequenas fotos, elaborar Shaker Box etc.
Softwares / Cds e DVDs com programas: Programas de computador, CDs ou DVDs que ensinam a fazer Scrapbook, instalam fontes diversas, figuras diversas, criam journaling e etc.
Stamp ou Rubber Stamp: Carimbos com figuras, frases, números e letras.
Stamp Cleaner: Removedor de resíduos de tinta do carimbo da pele e dos materiais.
Stamp Pad: Almofada para carimbo ou carimbeira usada também para criar efeito "sujinho" no papel e outros materiais.
Stencil: Veja em Template ou Gabarito.
Sticker: Adesivo de diferentes cores, formatos, desenhos, textos ou letras. Existem diversos tipos de stickers: papel, metal, couro, tecido, pedra, com efeito 3D, transparentes ou com textura.
T
Tag: Conhecido elemento com formato de etiqueta usado nas páginas para enfeitar, escrever journaling ou títulos, etc. Alguns já vêm com figuras, envelhecidos ou lisos para serem decorados.
Tearing ou Torn Paper/ Papel Rasgado: Técnica usada no Scrapbooking criando uma parte rasgada na borda do papel.
Template: Moldura para se desenhar ou recortar figuras. Veja "Gabarito".
Tesoura Decorativa: Tesoura com corte decorativo em sua lâmina: ondulado, zig-zag etc.
Tint: Técnica usada para diminuir a saturação de uma cor através do pigmento branco.
Transfer: Veja também Rub-on.
Tweezer: Pinça ergonômica usada para facilitar o trabalho de pegar peças e materiais pequenos ou para colar adesivos. Também usada para segurar a base onde se deseja aplicar relevo quente etc.
U
UTEE: Ultra Thick Embossing Enamel. Pó para relevo (emboss) de textura mais grossa e encorpada, usado para algumas técnicas especiais de relevo a quente.
V
Vellum: Papel Vegetal.
Versamark: Conhecida marca de carimbeira, própria para fazer marca d'água, relevo a quente etc.
Vintage: estilo de scrap baseado no uso de papéis e enfeites com aparência antiga.
W
Walnut Ink: Pigmento extraído da nogueira de cor marrom escura, muito utilizada em técnicas de envelhecimento.
Walnut Crystal: É o Walnut Ink em forma de cristais, solúvel em água.
Wire: Arame encontrado em várias cores dar acabamento, usado para pendurar tags, criar palavras, montar enfeites etc.
Wire cutter: Alicate de cortar arame.
Workshop: Tipo de encontros e/ou cursos organizados por profissionais e lojas de Scrapbook onde pessoas se reúnem para falarem sobre o assunto.
X
X-acto Knife: Ferramenta de corte com lâmina muito afiada e de precisão, usada para cortar pequenos detalhes, similar a um estilete.
Xyron Machine: Máquina utilizada para adesivagem e plastificação.
Z
Zipper: Zíper decorativo com adesivo em tamanhos e cores variadas.

Fonte de Pesquisa: Revista Arquivo Scrap.
Scrap Jackie - http://www.scrapjackie.com.br
Boutique Cute Dolls - http://bcdolls.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário